manager-supervisor-industrial-worker-uniform-walking-large-metal-factory-hall-talking-about-increasing-production

Gestão industrial: o desafio de integrar serviços terceirizados e internos

A terceirização é cada vez mais comum na gestão industrial. Afinal, esse procedimento permite que as empresas cortem custos e implementem modelos administrativos mais dinâmicos.

A contar com serviços terceirizados também possibilita aumentar a produtividade, ganhar tempo e maximizar resultados.

No entanto, para que isso seja possível, as equipes terceirizadas precisam ter uma boa integração com as equipes internas. 

Pensando nisso, no artigo de hoje vamos apresentar algumas formas de integrar equipes terceirizadas e serviços internos na gestão industrial.

Acompanhe.

Como funciona a terceirização na gestão industrial?

Muitas vezes, são gastos tempo e preocupação com as atividades secundárias do negócio, e isso pode consumir grande parte do seu rendimento. Nessas situações, a terceirização desses serviços aparece como uma solução favorável.

Na terceirização uma empresa procura os serviços de uma outra organização parceira para suprir atividades ou atendimento de um setor interno. 

Por exemplo: toda empresa precisa de limpeza. Mas, ao invés de contratar um funcionário ou equipe para essa função, é comum muitas empresas terceirizarem esse serviço.

Essa é uma das funções mais fáceis de terceirizar em gestão industrial.  Porém, não é o único que pode ser terceirizado. 

Dentre as vantagens da terceirização, está a otimização dos processos de gestão, principalmente aqueles ligados a ganhos quantitativos (redução de custos) e qualitativos (melhora na qualidade), possibilitando que a organização foque somente no seu negócio principal.

Além disso, a empresa não precisa arcar com os custos trabalhistas e demais despesas de manutenção de funcionários para as tarefas terceirizadas.

Por que é preciso integrar serviços terceirizados e internos?

Quando uma equipe terceirizada não se integra bem ao quadro interno de funcionários podem haver alguns problemas, que incluem:

·      Ruídos e atritos comunicacionais; 

·      Problemas de relacionamento interpessoal;

·      Desmotivação, tanto da equipe interna quanto da terceirizada;

·      Problemas de desempenho na execução da tarefa contratada.

Portanto, para garantir a produtividade, o bom desempenho e o engajamento de todos os colaboradores é preciso buscar formas de integrar terceirizados e equipes internas.

Para isso, existem algumas estratégias que você pode utilizar como veremos a seguir.

Acolha e apresente a equipe terceirizada para a equipe interna

Na gestão industrial é fundamental propiciar um ambiente organizado e acolhedor para todos, pois, assim os gestores possibilitam um melhor entrosamento entre suas equipes de trabalho.

Então, sempre que contratar serviços terceirizados, apresente a nova equipe a sua equipe interna. Promova o diálogo e deixe clara as funções de cada um.

Aproveite e apresente também a rotina e principais processos cotidianos da sua empresa para a equipe de terceirizados. 

O ponto principal é proporcionar um ambiente colaborativo entre terceirizados e funcionários. Afinal, a equipe terceirizada é parceira da sua empresa e deve ser tratada dessa forma pela equipe.

Defina suas prioridades em terceirização para uma boa gestão industrial

Cada indústria possui necessidades administrativas diferentes. Portanto, para integrar serviços internos e terceirizados a empresa deve definir suas prioridades em terceirização de forma clara. 

Existem diferentes necessidades profissionais que podem ser terceirizadas em uma indústria, por exemplo:

·      Limpeza;

·      Alimentação;

·      Manutenção industrial;

·      Segurança patrimonial;

·      Logística Interna.

Para decidir o que fica melhor terceirizado é preciso analisar as principais necessidades e prioridades da empresa. Assim, dependerá de fatores como sua rotina de produção, custos dos serviços e até o clima organizacional.

 A escolha da empresa terceirizada em gestão industrial

Analise bem as opções disponíveis no mercado para escolher uma terceirizada para contratar. E escolha uma empresa confiável e que combine com a dinâmica de trabalho da sua indústria.

Nem todas as equipes terceirizadas que prestam o mesmo tipo de serviço trabalham de maneira igual. Podem haver diferenças significativas, que vão tornar o processo de integração entre serviços terceirizados e serviços internos mais ou menos complicado.

Ou seja, realizar uma escolha cuidadosa pode ser a melhor forma de garantir uma boa sintonia entre terceirizados e equipes internas.

 Dicas finais

Tudo indica que, a terceirização é uma alternativa que só tende a crescer, principalmente no segmento industrial.

E como as pessoas são o recurso mais valioso de qualquer empresa, integrar terceirizados e serviços internos é um desafio que precisa ser superado.

Se a sua empresa está tendo gastos excessivos com colaboradores, dificuldade para encontrar mão de obra qualificada ou sem tempo para priorizar a sua atividade principal, é a hora de buscar uma solução que possa focar nos serviços secundários, como limpeza, segurança, intralogística, recepção, alimentação, dentre vários outros.

As Empresas Funcional oferecem soluções eficientes, integradas e completas em serviço de forma customizada para o seu negócio, sempre pautadas na otimização de processos e no melhor resultado.

Share:
Blog

Related Articles

Purus porta feugiat egestas a diam sed ipsum, enim orci. In lectus bibendum gravida aliquet faucibus id. Id gravida consectetur lectus imperdiet.

COMMENTS

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *