Manter uma empresa exige comprometimento. Contudo, com a quantidade elevada de tarefas, processos e setores, é praticamente impossível dedicar a atenção necessária para tudo. E é justamente nesse sentido que o Empowerment pode ajudar.
Esse é um conceito que se baseia no modelo de gestão de delegação de tarefas, poder ou autoridade. Ou seja, ao invés de toda a responsabilidade do negócio ficar sobre uma única pessoa ou poucos gestores, é possível delegar algumas delas para profissionais especializados, que tenham o know how necessário para garantir os melhores resultados.
Qual a importância desse tipo de estratégia?
Centralizar todas as decisões em único lugar, ou no caso uma pessoa, é um erro comum que afeta muitos empreendedores. Isso se deve justamente ao fato de o dono de negócio muitas vezes acreditar que, apenas estando diretamente ligado a tudo, é que a empresa poderá funcionar.
Mas na verdade, esse tipo de atitude acaba gerando mais problemas para a empresa do que ajudando. Afinal de contas, tudo acaba caindo nas costas de quem lidera.
Muitas vezes, simples decisões, como a periodicidade da limpeza de determinados espaços, acabam demorando para serem tomadas pois são de responsabilidade apenas do dono do negócio.
Com o Empowerment, você consegue dar mais autonomia para os diferentes departamentos do seu empreendimento, o que aumenta o potencial de crescimento. Você delega tarefas e necessidades específicas para quem realmente é especializado no assunto, e com isso tem mais tempo para focar em outras atividades igualmente importantes, como o planejamento estratégico e suas derivações.
E existem várias formas de você praticar Empowerment, sendo uma das mais comuns atualmente a terceirização. Por meio dela, é possível garantir mão de obra especializada para diferentes necessidades de um empreendimento, tais como limpeza, alimentação, segurança, logística e até mesmo higienização de uniformes.
Vantagens do Empowerment
O Empowerment tem se tornado muito popular entre empresas de diferentes portes. Isso porque, pode agregar várias vantagens que contribuem com o crescimento de uma empresa, tais como:
- Redução de custos
Ao delegar as tarefas para uma prestadora especializada, você arca apenas com os valores dos serviços realizados. Outros custos ocultos, como despesas trabalhistas e até mesmo de insumos não utilizados não são mais de sua responsabilidade, possibilitando assim que esse dinheiro seja aplicado em outras questões que possam auxiliar no crescimento da empresa.
- Capacidade competitiva
Outra vantagem que chama muito a atenção no Empowerment é que ele amplia a capacidade competitiva de um negócio. Isso porque, muitos empreendedores acabam limitando a atuação por conta das diversas atividades acessórias de um negócio.
A partir do momento que há essa delegação de responsabilidades, a empresa tem mais capacidade para investir em recursos, mão de obra, e até mesmo estratégias que ajudem ela a se destacar perante os concorrentes, como a abertura de uma nova unidade, a ampliação da linha de produção, a contratação de mais vendedores entre outras medidas.
- Foco no core business
E uma das principais vantagens do Empowerment é a possibilidade de o empreendedor focar no core business do próprio negócio.
Quando você consegue delegar outras tarefas que são pertinentes a empresa, mas que não estão diretamente ligadas ao ramo de atuação dela, como a alimentação dos funcionários e a limpeza de ambiente, há um foco maior na especialidade do seu negócio.
Com isso, fica mais fácil analisar o desempenho dele dentro do mercado, ficar de olho nas tendências do setor e assim elaborar os melhores planos de ação para promover o crescimento e fortalecimento da marca. Se você busca potencializar o crescimento da sua empresa, e ter mais foco no seu core business, entre em contato agora mesmo com as Empresas Funcional e descubra mais sobre as soluções de Empowerment disponíveis.