A atenção na redução de custos é um cuidado recorrente para qualquer empresa. Afinal de contas, quanto menos despesas, maior será sua competitividade e seus resultados.
Dentro de um negócio, diversos são os custos que podem pesar no bolso de um empreendedor, envolvendo desde compras de insumos e até mesmo, o pagamento de impostos trabalhistas. Garantir a liquidez do negócio pode ser uma tarefa desafiadora.
A importância da redução de custos no cenário de crise
Com a crise causada pela pandemia do Coronavírus, mais do que nunca, a redução de custos se tornou uma precaução importante. Com as medidas restritivas, o faturamento da grande maioria das empresas está sendo drasticamente afetado.
O setor de bebidas alcoólicas, por exemplo, obteve uma queda de 71%. Já o segmento de calçados, apresentou uma queda de 80%, isso em apenas poucos meses devido a alteração no funcionamento.
O grande problema é que, por enquanto, a pandemia não apresenta sinais de quando vai passar. Logo, é muito importante que o empreendedor foque em reduzir ao máximo as suas despesas para conseguir passar por este momento de crise sem fechar as portas.
Como a terceirização pode contribuir para reduzir as despesas do seu negócio?
Muitos empreendedores têm buscado alternativas para tentar manter as atividades, desde a adaptação do modo de funcionamento, até a oferta em outros meios de venda. Contudo, nenhuma dessas atitudes acaba ajudando muito o principal problema: os custos fixos do negócio.
Nesse sentido, a terceirização é uma excelente alternativa para empreendedores de diferentes portes, principalmente neste momento enfrentado. Por meio desse serviço, é possível promover uma redução de custos, especialmente na mão de obra.
De acordo com uma pesquisa feita pela Fundação Getúlio Vargas, apenas os benefícios, encargos e obrigações trabalhistas que o empreendedor precisa arcar, representam 183%? (não pode passar de 100%) dos gastos de uma empresa.
Devido a estes altos custos, cada vez mais, as empresas têm optado pela terceirização. A pesquisa Sondagem Especial sobre Terceirização realizada pela Confederação Nacional da Indústria (CNI), realizada em 2016, com mais de 3 mil empresas, revelou que 88,9% delas contrataram serviços terceirizados visando a redução dos custos internos.
Isso porque, esse tipo de contratação pode ser vantajosa em vários aspectos financeiros para o empreendedor, tais como:
- Pague apenas pelo serviço em si
Ao contratar uma empresa terceirizada, você pagará apenas pelo serviço contratado em si. Ou seja, você terá um valor fixo e não precisará se preocupar com outros gastos, como compra de insumos para a realização da tarefa, EPIs, equipamentos, entre outros itens.
- Não tenha encargos trabalhistas
Outro grande diferencial de contratar uma empresa terceirizada é que você não se preocupará com gastos, encargos e obrigações trabalhistas que podem pesar e muito.
Portanto, todos esses custos ficarão sob a responsabilidade da prestadora de serviços.
- Menos desperdícios
Ao contratar uma empresa terceirizada você também irá promover a redução de custos por meio da diminuição do desperdício. Isso porque, é possível canalizar os recursos próprios, evitando assim, que o seu negócio tenha perdas e também possa focar em suas operações, principalmente nesse momento de crise onde é necessário redobrar os esforços. Quer saber mais sobre como gerar a redução de custos na sua empresa com a terceirização? Então, entre em contato com a Funcional para obter mais informações.