Gerenciar de maneira correta a logística da sua empresa é, hoje, uma das suas preocupações? Essa gestão é integralmente responsável por assegurar a satisfação de todos os clientes atendidos, de maneira rápida e certa, pelo negócio.
Uma boa logística de distribuição de mercadorias, por exemplo, garante que cheguem sempre em perfeitas condições em lugar e horário definidos. Sendo assim, esse setor tem ganhado visibilidade e importância estratégica para a competitividade de empresas em seu mercado.
Contudo, é extremamente comum que, por inúmeras motivações diferentes, haja complicações nessa área. Erros na gerência de logística podem acabar gerando altos gastos, além de prejudicar a satisfação dos clientes.
Por isso, preparamos um conteúdo com os mais frequentes erros de logística cometidos pelas empresas, atualmente, para que possa identificá-los e evitá-los para alcançar o pleno sucesso do seu negócio. Pronto? Então, vem com a gente!
Serviços com custos altos
Os trabalhos mais frequentes em uma empresa podem acabar por consumir, além de grande tempo de profissionais altamente qualificados, um custo financeiro elevado. Por exemplo, para o serviço de agendamento de recebimentos e controle da programação de entrega é preciso, muitas vezes, de altos investimentos, uma vez que receber volumes é uma das atividades que exigem mais organização, controle e profissionais.
Uma alternativa perfeita para casos como esse é terceirizar parte dos setores do negócio e, dessa maneira, apoiar-se em parceiros extremamente alinhados com a sua empresa. O resultado é, com certeza, a redução de gastos e uma diferenciação perfeita em relação à concorrência.
Cálculo de demanda incorreto
É substancial que os negócios, independente de seus tamanhos e nichos de mercado, saibam calcular de forma correta a sua previsão de demanda para, assim, evitar gastos, graças a estoques excessivos ou reduzidos.
Para tal previsão, é preciso que o gestor tenha consciência plena de seu mercado e também esteja, a todo momento, atualizado as novidades. Dessa forma, conseguirá calcular a demanda ou retração de cada produto ou serviço, assim como as sazonalidades.
O melhor é que se faça estudos contínuos de relatórios de vendas para reconhecer os produtos e trabalhos de maior procura. Essa análise de informações internas também permitirá a identificação de clientes que reduziram expressivamente as compras em sua empresa e, assim, investir em campanhas de marketing bastante direcionadas.
Pouco uso de tecnologia
A utilização de sistemas tecnológicos e informatizados aumentam consideravelmente a qualidade e precisão da execução de alguns trabalhos. Em empresas que não investem na atualização de tecnologias em seus processos, estão sujeitas a inúmeras perdas de dados, erros de processos e também complicações na comunicação.
Com o uso de tecnologias, gestores podem acompanhar cada serviço da sua empresa, além de ter a possibilidade de executar alguns ajustes em momentos apropriados.
Processos mal desenvolvidos
A uniformização de etapas e serviços dentro de um negócio é bastante importante para garantir que os trabalhos estejam alinhados com os requisitos de qualidade da empresa. Essa medida também possibilita que o controle das atividades seja feito com maior facilidade pelo gestor.
O verdadeiro propósito dessa ação é melhor e flexibilizar, de forma assertiva, os processos corporativos. Sendo assim, precisam ser frequentemente analisados, estudados e ajustados, conforme as novas necessidades do trabalho de cada setor.
Nesse contexto, é responsabilidade do gestor tornar claras as atividades de cada área, assim como as funções rotineiras de cada funcionário. Uma perfeita alternativa para essa atividade é fazer uso de fluxogramas colaborativos, dessa forma, certamente conseguirá assegurar a mais fácil fluidez dos processos internos do negócio.Quer ainda mais dicas de como otimizar os processos logísticos da sua empresa de maneira assertiva? Então, não deixe de acompanhar os conteúdos do nosso blog! Conte com a Funcional Movex Logística e faça um diagnóstico de sua logística interna.